O Impacto Positivo da Terceira Idade na Educação
Conforme vivemos mais, maior será a procura por coisas que mantenham o cérebro e o corpo ativos e saudáveis, como por exemplo: atividades físicas como a musculação e as caminhadas e as atividades mentais como a leitura e a utilização das mídias disponíveis.
Não é por acaso que as universidades da terceira idade estão começando a se disseminar pelo país, principalmente aquelas que oferecem serviços educacionais semipresenciais. Os ‘novos’ velhos não estão se contentando apenas em aposentar-se e esperar a morte chegar, eles querem vida digna e de qualidade e a educação é primordial para este intento, pois de uma só vez dá aos idosos tudo o que precisam: um grupo social para se enquadrar, informações, manutenção da funcionalidade cerebral (o que evita n doenças) e alto-estima.
O diploma passa a ser mera formalidade, pois o objetivo maior será alcançado já no ingresso destas pessoas nas universidades e em outros cursinhos mais. Porque ao sentirem-se úteis, eles estarão dando um passo a mais para uma vida mais longa e proveitosa.
Para aqueles que estiverem debilitados, ou então com dificuldade de mobilidade, os cursos à distância são essenciais, uma vez que alcançam os sexagenários ou mais onde eles estiverem, sem que precisem se deslocar o que demandaria certo desconforto para os que não podem contar com algum acompanhante.
Outra fonte rica de ingresso de jovens da terceira idade será nos cursos de informática, pelo fato de os velhinhos quererem estar ligados na ‘onda’ que os computadores e a internet podem oferecer. Eles querem aprender a usar essas ferramentas para poderem ficar independentes de filhos e netos (ou até bisnetos) na hora de acessar suas contas. Mesmo o básico do básico que é o uso do caixa eletrônico deveria ser ensinado nos cursos de inclusão digital da terceira idade.
O ingresso dos idosos no sistema educacional em todos os níveis - pois ainda há os que precisam de serviços básicos como alfabetização e conclusão do primeiro grau – fará com que aconteça uma revolução no fazer da escola. Haverá uma transformação, como o uso das mídias para educar e na capacitação dos profissionais da educação e na adaptação física dos locais onde serão inseridos os ‘novos’ estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário