SIMULADO DE GEOGRAFIA - 3ª SÉRIE - 2012
1- (ENEM 2000) Para
compreender o processo de exploração e o consumo dos recursos petrolíferos, é
fundamental conhecer a gênese e o processo de formação do petróleo descritos no
texto abaixo.
“O
petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida
aquática acumulados no fundo dos oceanos
primitivos e cobertos por sedimentos. O tempo e a pressão do sedimento sobre o
material depositado no fundo do mar transformaram esses restos em massas viscosas de coloração negra
denominadas jazidas de petróleo.”
(Adaptado de TUNDISI. Usos de energia. São Paulo: Atual Editora, 1991)
As informações do texto permitem afirmar que:
(A) o petróleo é um recurso energético
renovável a curto prazo, em razão de sua constante formação geológica.
(B) a exploração de petróleo é realizada
apenas em áreas marinhas.
(C) a extração e o aproveitamento do
petróleo são atividades não poluentes dada sua origem natural.
(D) o petróleo é um recurso energético
distribuído homogeneamente, em todas as regiões, independentemente da sua
origem.
(E) o petróleo é um recurso não renovável
a curto prazo, explorado em áreas continentais de origem marinha ou em áreas
submarinas.
2- (ENEM 2004) A distribuição da População Economicamente
Ativa (PEA) no Brasil variou muito ao longo do século XX. O gráfico representa
a distribuição por setores de atividades (em %) da PEA brasileira em diferentes
décadas. As transformações socioeconômicas ocorridas
ao longo do século XX, no Brasil, mudaram a distribuição dos postos de trabalho
do setor
(A) agropecuário para o industrial, em
virtude da queda acentuada na produção agrícola.
(B) industrial para o agropecuário, como
conseqüência do aumento do subemprego nos centros urbanos.
(C) comercial e de serviços para o
industrial, como conseqüência do desemprego estrutural.
(D) agropecuário para
o industrial e para o de comércio e serviços, por conta da urbanização e do
avanço tecnológico.
(E) comercial e de serviços para o
agropecuário, em virtude do crescimento da produção destinada à exportação.
3- (ENEM 2004) Um certo carro esporte é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio, o protótipo criado em
Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita nos EUA e México, com componentes
eletrônicos inventados em
Nova Jérsei (EUA), fabricados no Japão. (…). Já a indústria
de confecção norte-americana, quando inscreve em seus produtos ‘made in USA’,
esquece de mencionar que eles foram produzidos no México, Caribe ou Filipinas.
(Renato Ortiz, Mundialização e Cultura)
O texto ilustra como em certos países
produz-se tanto um carro esporte caro e sofisticado, quanto roupas que nem
sequer levam uma etiqueta identificando o país produtor. De fato, tais roupas
costumam ser feitas em fábricas – chamadas “maquiladoras” – situadas em
zonas-francas, onde os trabalhadores nem sempre têm direitos trabalhistas
garantidos.
A produção nessas condições indicaria um
processo de globalização que
(A) fortalece os
Estados Nacionais e diminui as disparidades econômicas entre eles pela
aproximação entre um centro rico e uma periferia pobre.
(B) garante a soberania dos Estados
Nacionais por meio da identificação da origem de produção dos bens e
mercadorias.
(C) fortalece igualmente os Estados
Nacionais por meio da circulação de bens e capitais e do intercâmbio de
tecnologia.
(D) compensa as
disparidades econômicas pela socialização de novas tecnologias e pela
circulação globalizada da mão-de-obra.
(E) reafirma as
diferenças entre um centro rico e uma periferia pobre, tanto dentro como fora
das fronteiras dos Estados Nacionais.
4- (ENEM
2002) “A idade da pedra chegou ao fim,
não porque faltassem pedras; a era do petróleo chegará igualmente ao fim, mas
não por falta de petróleo”.
Xeque Yamani, Ex-ministro do
Petróleo da Arábia Saudita. O Estado de S. Paulo, 20/08/2001.
Considerando as características
que envolvem a utilização das matérias-primas citadas no texto em diferentes
contextos histórico-geográficos, é correto afirmar que, de acordo com o autor,
a exemplo do que aconteceu na Idade da Pedra, o fim da era do Petróleo estaria
relacionado
(A) à redução e esgotamento das reservas de petróleo.
(B) ao desenvolvimento tecnológico e à utilização de novas fontes
de energia.
(C) ao desenvolvimento dos transportes e conseqüente aumento do
consumo de energia.
(D) ao excesso de produção e conseqüente desvalorização do barril
de petróleo.
(E) à diminuição das ações humanas sobre o meio ambiente.
5-
É
o processo de mundialização da economia. Estamos falando de:
(A) Globalização
(B) Revolução Industrial
(C) Grandes Navegações
(D) Cruzadas
6-
Atividades
de transformação, da mineração e da produção energética até as indústrias de
manufatura e de construção civil. Que setor da economia é
esse?
(A)
Primário
(B)
Secundário
(C)
Terciário inferior
(D) Terciário superior
7-
Atividades que estão diretamente
relacionadas à natureza: a agricultura, a pecuária, a caça, a pesca e a
silvicultura. Que setor da economia é esse?
(A)
Primário
(B)
Secundário
(C)
Terciário inferior
(D)
Terciário superior
8-
Atividades
do comércio, da prestação de serviços, do funcionalismo público, etc. serviços de alto nível técnico (bancos, seguros e profissionais
liberais). Que setor da economia é esse?
(A)
Primário
(B)
Secundário
(C)
Terciário inferior
(D)
Terciário superior
9-
Serviço doméstico, comércio varejista,
camelôs e artesanato. Que setor da economia é esse?
(A)
Primário
(B)
Secundário
(C)
Terciário inferior
(D)
Terciário superior
10-
Estuda
o desenvolvimento territorial, a distribuição demográfica e a riqueza dos
países; a política e os fenômenos sociais; vê o estado segundo o espaço.
Estamos nos referindo a:
(A) Geopolítica
(B)
Geografia política
(C)
Geografia econômica
(D)
Geografia agrária
11-
Estuda
as relações internacionais vê o espaço segundo o estado. Estamos nos referindo a:
(A) Geopolítica
(B)
Geografia política
(C)
Geografia econômica
(D)
Geografia agrária
12-
Estuda
a inter-relação do meio físico com a economia, as atividades econômicas humanas
e os efeitos da expansão ou declínio industrial e o planejamento urbano e
rural. Estamos nos referindo a:
(A) Geopolítica
(B)
Geografia política
(C)
Geografia econômica
(D)
Geografia agrária
13- Pessoas que trabalham em um dos setores formais da
economia ou que estão a procura de emprego. Subdividi-se em desempregados e
população ocupada. Estamos falando de:
(A) PEA (População Economicamente Ativa)
(B) PEI ou PNEA (população Economicamente Inativa)
(C) PIB (Produto Interno Bruto)
(D) IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)
14- Pessoas que não estão empregadas como crianças,
velhos, deficientes, estudantes, etc., ou que não exercem atividades
remuneradas como donas de casa. Estamos falando de:
(A) PEA (População Economicamente Ativa)
(B) PEI ou PNEA (população Economicamente Inativa)
(C) PIB (Produto Interno Bruto)
(D) IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)
15- Um dos fenômenos mais discutidos e polêmicos da atualidade é a “Globalização”, a qual impacta de forma negativa:
(A) na mão-de-obra desqualificada, desacelerando
o fluxo migratório.
(B) nos países subdesenvolvidos,
aumentando o crescimento populacional.
(C) no desenvolvimento econômico dos
países industrializados desenvolvidos.
(D) nos países subdesenvolvidos,
provocando o fenômeno da “exclusão social”.
(E) na mão-de-obra qualificada,
proporcionando o crescimento de ofertas de emprego e fazendo os salários caírem
vertiginosamente.
16- A
Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações
do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as
fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes
portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da
área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das
vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente
ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas
diárias concretizou-se no início do século XX.
Pode-se afirmar que as conquistas no início
deste século, decorrentes da legislação trabalhista, estão relacionadas com
(A) a expansão do
capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais.
(B) a expressiva
diminuição da oferta de mão-de-obra, devido à demanda por trabalhadores
especializados.
(C) a capacidade de
mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses.
(D) o crescimento do
Estado ao mesmo tempo que diminuía a representação operária nos parlamentos.
(E) a vitória dos partidos comunistas nas
eleições das principais capitais européias.
17-
A tabela apresenta a taxa de desemprego dos
jovens entre 15 e 24 anos estratificada com base em diferentes categorias.
Região
|
Homens
|
Mulheres
|
Norte
|
15,3
|
23,8
|
Nordeste
|
10,7
|
18,8
|
Centro-Oeste
|
13,3
|
20,6
|
Sul
|
11,6
|
19,4
|
Sudeste
|
16,9
|
25,7
|
Grau
de Instrução
|
||
Menos de 1 ano
|
7,4
|
16,1
|
De 1 a 3 anos
|
8,9
|
16,4
|
De 4 a 7 anos
|
15,1
|
22,8
|
De 8 a 10 anos
|
17,8
|
27,8
|
De 11 a 14 anos
|
12,6
|
19,6
|
Mais de 15 anos
|
11,0
|
7,3
|
Fonte:
PNAD/IBGE, 1998.
Considerando apenas os dados acima e
analisando as características de candidatos a emprego, é possível concluir que
teriam menor chance de consegui-lo,
(A)
mulheres,
concluintes do ensino médio, moradoras da cidade de São Paulo.
(B)
mulheres,
concluintes de curso superior, moradoras da cidade do Rio de Janeiro.
(C)
homens,
com curso de pós-graduação, moradores de Manaus.
(D)
homens,
com dois anos do ensino fundamental, moradores de Recife.
(E)
mulheres,
com ensino médio incompleto, moradoras de Belo Horizonte.
18- A população rural do Brasil tem decrescido nas últimas décadas. De
acordo com dados do IBGE, na década de 80, a população rural era de aproximadamente 37
milhões; no ano 2000 havia cerca de 31 milhões de brasileiros morando no campo.
O gráfico apresenta o comportamento da agricultura no Brasil nas duas últimas
décadas em relação à produção e à área cultivada.
Adaptado de Boletim
Técnico O agrônomo, Instituto Agronômico de Campinas,
Volume 51, nº 213, 1999.
Levando em consideração as mudanças ocorridas
no campo nas últimas duas décadas e
analisando o comportamento do gráfico, é correto afirmar que
(A)
as
áreas destinadas à lavoura têm aumentado consideravelmente, graças ao
crescimento do mercado consumidor.
(B)
a
produção agrícola aumentou juntamente com a área cultivada, devido à abertura
do mercado para exportação.
(C)
a
densidade demográfica nas áreas cultivadas tem crescido junto com a produção
agrícola.
(D)
a
área destinada à agricultura não aumentou, mas a produtividade tem crescido,
graças à aplicação de novas tecnologias.
(E)
a
produção agrícola do País cresceu no período considerado, enquanto a
produtividade do homem do campo diminuiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário